Algumas questões:
1. Qual a importância de uma avaliação de empresas (Valuation)?
- Para comprar e vender respectivos negócios;
- Para organizar dissolução de sociedades, separação conjugal e alteração na estrutura societária;
- Para avaliar seus resultados anuais por exemplo / controle de desempenho;
- Para reconhecimento do investidor sobre Goodwill;
- Para confecção de planos técnicos de negócios a serem apresentados a bancos, redes financeiras e de investidores;
- Para prever o valor de um negócio em fase de construção;
- Para avaliar se o valor gerado pelo negócio é maior do que o capital investido;
- Para avaliar se o investimento em questão é lucrativo;
- Para avaliar qual o retorno deste investimento;
- Para avaliar qual o potencial de um negócio que não anda bem no presente e pode gerar grandes resultados econômicos e financeiros a médio e longo prazo.
O Valuation construído pelo Grupo Sterne traz embasamentos técnicos e práticos, muito apresentáveis a possíveis compradores ou vendedores.
2. Qual o valor ideal de um empresa?
Nos dias de hoje, o valor ideal de uma empresa está diretamente ligado ao futuro, ou seja, aos benefícios presentes e futuros de caixa que ela pode gerar e não apenas pelos seus bens registrados através da contabilidade, ou seja o valor de uma empresa nos dias de hoje vai muito além das riquezas construídas no passado, avalia-se muito mais pelo que pode gerar a médio e longo prazo demonstrado tecnicamente em uma avaliação “Grupo Sterne”.
3. Um pouco sobre os métodos para avaliação do seu negócio:
- Baseado no Goodwill, avalia parte da contabilidade e outros valores intangíveis;
- Baseada na contabilidade (Balanço Patrimonial/DRE), com leitura e ajustes mediante Patrimônio Líquido;
- Baseado no fluxo de caixa livre;
- Baseado no Fluxo de Caixa descontado (FDC);
- Baseado na Criação de Valor / Valor Econômico Agregado – (EVA – Econimic Value Added / MVA – Market Value Added).
Dentre as linhas de raciocínio acima, os mais conhecidos para confecção deste trabalho são: Balanço Patrimonial (tradicional / contábil) e FDC (Fluxo de Caixa Descontado -- DCF – Discounted Cash Flow), em comparação a todo os indicadores é o mais alinhado com o sistema de Gestão Baseada em Valor, por analisar e reconhecer dados econômicos e financeiros para o cálculo do Valor Presente, projeções através de premissas e cenários macroeconômico com alinhamento de informações a beneficiar o fluxo de caixa futuro, identificando exatamente o resultado x o capital dos acionistas.
4. Indicadores que poderão ser utilizados na construção do Valuation do seu negócio:
- FDC (Fluxo de Caixa Descontado);
- FDCA (Fluxo de Caixa disponível do Acionista);
- PL (Patrimônio Líquido) / Enterprise Valle (PL + Dívidas “P”);
- NCG (Necessidade de Capital de Giro).
- WACC (Custo Médio ponderado de Capital – taxa mínima de atratividade dos proprietários de capital);
- ROI (Return on investiment – Retorno do Investimento);
- EVA (Economic Value Added – Valor Econômico Agregado);
- VEF – Valor Econômico Futuro, diferente do EVA que parte de um desempenho ocorrido.
- Goodwill (Valor Econômico Total da empresa – Ativo (Capital Investido)), ou seja parcela do valor de uma empresa classificada como intangível, como marcas, patentes, qualidade, RH, entre outras.
- MARKET-TO-BOOK, o valor de mercado de uma empresa, obtido pelo produto / serviço da quantidade de ações emitidas pelo seu preço de negociação em determinada data, não costuma se igualar ao valor contábil do PL, na maioria das vezes o valor de mercado supera o valor contábil, por considerar cenários futuristas.
- EXCESS RETURN – Retorno em Excesso.
- CAPEX (Capital Expenditure - despesas de capital ou investimento em bens de capital) que indica a quantidade de dinheiro gasto na compra de bens de capital de uma determinada empresa.
- Status Quo – Expressão utilizada para representar o valor da empresa de acordo com os resultados esperados, mantendo a forma excelente como ela está sendo administrada no momento.